Fui dispensado com justa causa! O patrão pode anotar o motivo na minha Carteira?


Se você compra, não paga, o credor não pode simplesmente colocar o seu nome no jornal no setor de procurados, ou simplesmente colocar em exposição o devedor, a lei não permite. Existem formas legais para a cobrança. Da mesma forma quando ocorre uma dispensa com justa causa, que sempre o patrão vai achar justa e o empregado não, mas esta é outra história, não poderá fazer nenhuma anotação na Carteira de Trabalho.

Não importa o motivo, desídia, mau procedimento, indisciplina, insubordinação, bebida, roubo, nada interessa, a dispensa obedece aos rituais da lei, porém nada poderá ser anotado na CTPS, afinal isto será uma forma de desabono à conduta do empregado.

Outros tipos de anotações que possam causar qualquer dano a imagem do trabalhador, especialmente referente ao sexo, sexualidade, origem, cor, raça, estado civil, situação familiar, idade, condição de autor em reclamações trabalhistas, saúde e desempenho profissional ou comportamento.

Entretanto, todos os empregados devem ficar cientes, que apesar de proibida as chamadas “listas negras”, todas as empresas utilizam de forma usual consultar as empresas que o trabalhador já tenha trabalhado objetivando informações, e com certeza ex-empregadores não poupara esforços em dar a “letra” da vida do empregado em sua empresa. Assim, como sempre digo da mesma forma que existem maus patrões, existem maus empregados, e mais cedo ou mais tarde todo “crime será castigado”, ou não.

 drink benzine

25 Respostas

  1. Olá, Joselito.

    Vim aqui, tentanto ter uma resposta para o que estou passando. Acradita que eu queria escrever em algum lugar as faltas? Porque falo, falo, e continua acontecendo. Só resta a advertência, né?

    Lena

  2. Saudações!
    Amigo JOSELITO,
    Um excelente esclarecimento a todos os que foram dispensados de suas missões e cometeram deslizes.
    Parabéns pelo ótimo Post!
    Abraços!
    LISON.

    • No próximo o negócio é acertar

  3. Joselito,

    Por aqui as empresas têm sempre informações ‘comerciais’ sobre os empregados. De uma maneira geral, quando um empregado é despedido com justa causa, mas que não dependa do seu comportamento ou desempenho (extinção do posto de trabalho, por exemplo), a entidade empregadora costuma entregar ao empregado uma carta de apresentação, que poderá, ou não, fazer fé junto de outras empresas onde o ex-empregado procure trabalho. De qualquer modo é sempre uma boa referência.

    Abraços
    Luísa

    • O negócio é ter informações, boas ou más … bem ai depende …

  4. Gostaria de saber se quando uma pessoa sai por justa causa se ela tem direito a uma carta de referencia ou algo do tipo?

    • Direito não …. mas, nada impede da empresa fazer ou não.

  5. nao é nada registrado em carteira, mas a proxima empresa tem como saber se fui demitida por justa causa? tenho dificuldade em procurar empregos ou continua no mesmo ritmo?

    • Documentado realmente não pode haver, é contra a lei, entretanto as empresas quando contratam um novo funcionário por vezes ligam no departamento de pessoal da empresa anterior para solicitar referencias …. então …

  6. oie joselito td bem foi demetida por justa causa por nao cumprir regras e se eu for trabalhar em outra empresa e levar a mesma carteira de trabalho a empresa vai conseguir verificar que fui mandada embora por justa casa bejao sou sua fa

    • Oi Fernanda … a empresa não deve fazer qualquer tipo de anotação na CTPS que informe o motivo da saída do empregado. Caso ela faça algo parecido poderá responder por crime de constrangimento ilegal e responder ação por perdas e danos. Então quanto a isso fica tranquila …. entretanto nada impede que quando um novo empregador lhe for contratar ligue para esta empresa que você tenha trabalhado e tire as informações da motivo de sua saída.

  7. Fui demitida por justa causa.meu salário é de 715,00reais tenho 6 meses de carteira assinada .quando vou receber .fui demitida por atestado falso .

    • Bem, em primeiro lugar o seu salário não pode ser inferior a R$ 724,00 que é o salario mínimo …se foi dispensa com justa causa você irá receber apenas o saldo dos seus dias trabalhados ….

  8. oi..fui demitida por justa causa por ter faltado 1 dia quando voltei para trabalhar me aplicou uma suspensão de 3 dias e ja tava doente , sem atestado…nao fui mais dois dias por achar injusto a punição e por me sentir insultada …ai quando voltei me aplicou justa causa ..ou seja era a segunda falta na empresa sendo q a primeira foi feito a mesma coisa aplicada tres dias por uma unica falta…alegaram q foi por atraso e faltas …e colocaram na minha carteira a anotação de por motivo de dissidio..

    minha pergunta é: isso é motivo de justa causa ? é por ter colocado essa anotação na minha carteira eu posso ganhar por danos morais?

    • Bem, acho que demissão por justa causa por apenas 1 falta e depois mais duas é desproporcional …. e a empresa não pode colocar nenhum tipo de anotação em sua carteira de trabalho que de alguma forma identifique o motivo de sua dispensa … se isto ocorreu será muito fácil você reverter a sua demissão e sim poderá entrar com uma ação de danos morais ….

  9. Gostaria de saber se o fato de eu faltar ao trabalho é motivo oara demissão por justa causa? posso ser enquadrado na alinea e E b da lei 482 da CLT por este motivo? grata

    • Faltas de formas esporádicas … raras … não irão caracterizar uma desídia, entretanto de as faltas foram sistemáticas, assim como atrasos que venha a caracterizar o seu desinteresse pelo trabalho será considerada sim falta grave e abre caminho para empresa efetuar a dispensa com justa causa.

  10. fui mandado por justa causa por causa de outra pessoa q passou meu ponto tava doente nesse dia peguei atesta comprovando q realmente esta doente sera q posso recorrer

    • Adeelson, se você realmente tiver um atestado médico do dia que deixou de trabalhar é claro que pode recorrer, e com certeza irá ganhar ….

  11. Olá, gostaria de saber se um funcionàrio que foi demitido sem justa causa poderà a voltar a trabalhar na mesma empresa! Precisa esperar algum tempo? A lei permite a recontratação? Fui desligado s/ justa causa a quase 10 meses e to querendo voltar, mas eles me alegam que o retorno e mais difícil e a seleção é mais criteriosa, querem investigar o motivo da saída, a conduta na empresa e outros motivos que levaram a demissão!

    • Nada impede que a empresa recontrate quaisquer funcionários, inclusive se o mesmo tiver sido dispensado com justa causa, é um livre arbítrio da empresa. Entretanto ela tem os critérios de seleção, que não quer dizer que seja uma discriminação por A ou B. Entretanto quando a empresa dispensa um funcionário sem justa causa e o mesmo levanta o FGTS e recebe parcelas de seguro desemprego, caso não ultrapasse pelo menos 6 meses pode parecer que a empresa e empregado fizeram um “acordo” que não é legal.

  12. fui demitida por justa por atestado falso, ja tinha um processo de rescisao de contrato pois a empresa que tranalhava nao me mandava embora eu consigo arrumar outro emprego??

    • Sim, não importa o que você tenha feito, a empresa jamais poderá fazer qualquer tipo de anotação em sua carteira de trabalho ….

  13. olá! bem, em suma a indagação é a seguinte:
    ao ser contratado e efetivado laborando nas funções de frentista em um posto de gasolina do qual o meu atual patrão é amigo do ex-patrão. ocorre que em uma conversa informal entre os dois o meu ex-patrão me atacou desabonando minha conduta e revelando ao meu atual chefe que fui dispensado por justa causa do trabalho anterior, conversa esta que ensejou a minha dispensa e me deixou de aviso prévio. ora, apesar de oral não deixou de ser um desabono me causando graves prejuízos haja vista a minha intenção de dar continuidade a relaçao de emprego onde sustento minha famila. como posso garantir meu direito? afinal foi uma conduta ilegal dio meu ex-patrão

    • Bem, formalmente o ex-patrão não pode de forma alguma fazer constar um ex empregado que tenha sido dispensado com justa causa em algum tipo de documento ou carteira de trabalho, entretanto nada impede que o mesmo informe isto ao futuro empregador desde que ele peça tal informação. Afinal a dispensa com justa causa desde que não contestada judicialmente não deixa de ser uma verdade, assim seu ex-patrão apenas informou o motivo de sua saída.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 127 outros seguidores

