Quando você pede demissão! Tem redução de horas durante o aviso prévio?


Quando qualquer empregado devidamente registrado após o contrato de experiência, o seu contrato passa a ser denominado por tempo indeterminado. À medida que a empresa não venha mais precisar dos serviços do empregado e queira dispensá-lo e não exista nenhum motivo justo, será considerada dispensa sem justa causa. Assim, o patrão deverá indenizar o aviso prévio, isto é, pagando o correspondente a 30 dias de forma antecipada, ou será concedido o aviso prévio para ser cumprido, onde o empregado poderá diariamente ter o seu horário reduzido em 2 horas ou 7 dias corridos.

Entretanto o contrário não é verdadeiro, caso o empregado peça demissão, da mesma deverá ou pagar 30 dias de salário para a empresa ou cumprir o aviso correspondente a 30 dias trabalhando, sem nenhuma redução de horário.

animals_367

Anúncios

36 Respostas

  1. Excelente trabalho. Parabéns!

    • Obrigado Luiz.

  2. então eu pedindo demissão do meu trabalho eu não tenho direito a sair mais cedo do meu trabalho todos os dias

    • Não.

  3. legal

  4. Simples e objetivo…Parabéns pela resposta.

    • Obrigado

  5. eu pedir demissão na minha impresa, estou cumprindo 8 hrs diárias mas mesmo o meu atual emprego mandando uma carta de declaração ñ pde ser reduzido o horario ou cancelado o aviso??

    • Na verdade não entendi muito bem a sua pergunta, entretanto quem pede demissão não tem as horas reduzidas, terá de trabalhar o horário normal durante os 30 dias.

  6. Quero saber mesmo eu pedindo demissao eu tenho q trabalhar as hs extra pq eu nunca recebi minhas hs extra e nao vai ser agora q pedi pra sair q vao pagar minhas hs extras nem. Tenho 1 ano trabalhando na firma so q com a carteira assinada eu 7 meses como deve ser o meu acerto?? Obrigada

    • Não entendi … faz um ano que você trabalha com horas extras e a empresa nunca pagou? Você ja devia ter reclamado ….e agora que pediu demissão é óbvio que você não é pbrigada fazer horas extras …. pelo que você disse que eles não pagam horas extras, provavelmente o seu acerto será feito com base apenas no seu periodo de registro …. se for? Acho que infelizmente vocÊ deverá efetuar uma reclamatória trabalhista para receber o que é de direito ….

  7. to cumprindo aviso previo de trinta dias por pedido de demissão,é obrigatorio cumprir as horas extras

    • Horas extras nunca é obrigatório ….faz parte do acordo velado entre empresa e empregado … portanto se as horas extras era uma praxe dentro do seu contrato de trabalho acredito que você deva continuar realizando, entretanto se as horas extras eram esporádicas não há porque o empregador exigir que se faça agora.

  8. Quero pedir demissão da empresa que trabalho e gostaria de saber duas coisas:
    1. Trabalho no horário da tarde mais sempre que a empresa precisa meu horário é alterado. Durante o aviso prévio posso cumprir as oito horas trabalhadas no período da manhã?
    2. Eu estou pedindo demissão para trabalhar em outro país e só terei um mês após o pedido para organizar minhas coisas. Durante o aviso prévio, minha carteira de trabalho já pode ser dada baixa na empresa, pois onde que trabalho eles levam meses para fazer isso. Posso pedir para adiantarem o processo nesse período?

    Obrigada

    • Vamos lá …. primeiramente no seu contrato de trabalho deve está informado o seu horário de trabalho. Se é de praxe você fazer horários alternados, ou seja, houve um concordância tácita de trabalhar em horários diversos durante o seu período de aviso você deverá cumpri-lo na mesma forma que fazia antes, ou seja, de acordo com que a empresa solicitar.
      A sua carteira só poderá ser dado baixa após o término do seu aviso, ou seja, depois de 30 dias que você deu o aviso prévio, entretanto caso haja um acordo com a empresa e ela dispensa-la do cumprimento do aviso a baixa poderá ser feita neste momento e ainda resta a ultima solução, ou seja, você pagar o aviso prévio, então a empresa dará baixa de imediato.

  9. Olha eu pego das 17 horas e paro so de madrugada nunca pagou horas extras feriados e vou fazer aviso tenho 2 anos sete meses ja tem horas pra e lei reduzir as horas quando faz aviso muito obrigado

    • Kelly não sei exatamente qual a sua função, mas, vamos dizer que a sua função seja para trabalhar 44 horas semanais, assim você entrando as 17:00 horas você deveria trabalhar até as 24:00 horas e 37 minutos com um intervalo de 1 horas para refeição e descanso …. isto porque a partir das 22:00 são considerada horas noturnas e para todos efeitos estas horas tem 52 minutos e trinta segundos e não 60 minutos e a partir das 22:00 você ainda tem direito ao adicional noturno de mais 20% sobre as horas trabalhadas. Bem, se você excedeu a este horário deveria receber tudo como horas extras … quanto ao aviso, se a empresa vai dispensa-la, o seu horário tem de ser reduzido em 2 horas, mas, se você vai pedir demissão não terá direito a redução de horário.

  10. Ola gostaria de saber quando faz aviso tem reducăo de horas pego das 17h00e paro so de madrugada nao paga horas extra e nen feriados vc pode me orientar tenho 2 anos e 7 meses ja

  11. Valeu

  12. Tem como reduzir as horas

  13. trabalho em contact center estou cumprindo aviso de 30 dias sou obrigado a atender nesse periodo ?

    • Independente se o aviso foi dado por você ou pela empresa você deve cumprir todas as suas funções normalmente, caso deixe de atender neste período poderá ser interpretado como desídia e indisciplina ….

  14. Ola, eu trab em uma farmacia, trab sabado domingo e feriado, eu pedi demissao e começo cumprir agora dia 01 de março, gostaria de saber se sou obrigada trabalhar domingo e feriado ? desde ja agradeco

    • Tainara. depende do contrato de trabalho que você assinou, quem tem que trabalhar o domingo deverá ter pelo uma folga coincidindo com o domingo a cada três trabalhados …..e caso você trabalhasse aos domingos o aviso prévio deverá ser normal ….

  15. Trabalho em loja vai fazer 6anos em maio 02,ainda ñ me deram minhas ferias.
    E eu quero tirar as ferias e pedir demissão só q quando eu voltar já estara vencendo outra ferias tenho direito a que nesse caso?
    Ah quando ei tiver comprindo o aviso tenho q trabalhar sabado d tarde?

    • Não estou entendo, você trabalha 6 anos e nunca tirou férias? Bem, se é isto mesmo que entendi … você já tem direito a 5 férias vencidas, entretanto como 4 já estão vencidas mais de dois anos você tem direito as férias em dobro …. ou seja só em meses de férias você teria 9 meses e em maio teria direito a 10 ….é isto?

  16. Trabalho em cal center pedir demissão to cumprindo aviso tenho q cumprir minha carga horaria normal de 6:20 ou tenho direito a redução?

    • Se você pediu demissão tem cumprir a carga horária normal, só teria direito a trabalhar menos horas caso a empresa que estivesse dispensando.

  17. tou com pressa aviso prévio 6 horas por dia durante o feriado eu tenho que trabalhar

    • Durante o feriado não.

      • Estou na mesma situação e gostaria de saber baseado em qual lei eu não não tenho que trabalhar nos feriados cumprindo aviso prévio?Trabalho 6:20 por dia.

      • Não entendi a pergunta?

  18. Eu pedi demissão no meu trabalho eu tenho direito ao 7 dias ou sair mais cedo??

    • Não … quem pede demissão tem de trabalhar o horário normal.

  19. Sou empregada domestica e pedi demissao.eu posso ta safindo duas horas antes do meu servico?

    • Não, quando pede demissão não é possível ter este beneficio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: