Hora extra para trabalhador doméstico! Existe?


Já foi muito pior, por um longo tempo o trabalhador doméstico salvo as exceções era quase uma extensão da escravatura. Aos poucos alguns direitos foram sendo concedidos, mas tudo num ritmo um tanto lento, e os trabalhadores domésticos de certa forma sempre foram tratados como trabalhadores de “segunda”. Não vamos entrar no mérito de quem emprega, quem paga, do lado social e outras coisas, apenas que trabalho é trabalho.

Apesar das leis que regulam o serviço doméstico e da Constituição Federal, não existe nada na legislação que garanta que o trabalhador doméstico tenha de trabalhar no máximo 8 horas por dia, ou 44 horas semanais. Então, concluímos que para os empregados não existe horas extras. Na maioria dos casos ainda existe ou deveria existir o bom senso entre o empregador e o empregado, limitando o horário de trabalho e caso este horário se estenda além do normal que o mesmo seja remunerado de acordo. Enquanto a lei não demarca limites, só mesmo o bom senso, e será que ele existe?

Anúncios

5 Respostas

  1. Não estando essa questão legislada, os abusos por parte dos empregadores, com menos bom senso, acabam por ser maiores. Penso eu.

    Abraços
    Luísa

  2. Acredito que haja abuso dos empregadores, mas os empregados atualmente, deixam tudo bem claro no ato da contratação. Não estão tão à merce do patrão. Já avisam sobre finais de semana, feriados e as horas que ultrapassam o combinado.

    Beijocas

  3. Saudações!
    Amiga Joselito,
    Muito importante sua informação, porém, pensoq ue o ideal é fazer valer os mesmos valores deos demais, pois, todas sonham com os mesmos direitos….Independente de direitos quem se candidata a trabalhar sonha em usufluir direitos iguais!
    Parabéns pelo Post!
    Abraços!
    LISON.

  4. Deixa minha mulher saber disso!!! Aí Fu… Já era nosso fim de ano na Praia!! É dar boas-vindas àquele sapato lindérrimo q ela viu semana passada!!

    Vixi!!

    Abçs e fui!!!!!!!

    • Não entendi bem, mas, ta valendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: