Quando eu posso faltar ao serviço sem desconto?


Bem, sabemos que por lei o empregado registrado (aliás, todos deveriam) poderá se ausentar até 15 dias por motivo de saúde ou acidente de trabalho e as empresas irão remunerar normalmente este período, entretanto além destes existem outros motivos assegurados por lei, ou vejamos:

a)      No caso de falecimento de cônjuge, ascendentes (pais, avos, bisavôs, tatá …), descendentes (filhos, netos, bisnetos, tatá ..), irmão ou pessoa declarada por lei que esteja em sua dependência financeira, até dois dias consecutivos, bem, se o falecimento ocorreu no sábado, conta o sábado e domingo.

b)      Até 3 dias consecutivos em caso de casamento. Então se casou no sábado já sabe, conta sábado, domingo e se a segunda for feriado então ferrou.

c)      Um dia a cada doze meses no caso de doação voluntária de sangue. Viu além de fazer uma boa ação ainda ganha um dia pra “descansar”.

d)      Até 2 dias consecutivos ou não, para fins de alistamento eleitoral. Bem, tem de comprovar, e, aliás, só se alista uma vez.

e)      Quando estiver cumprindo o serviço militar (conta como tempo de serviço, a empresa não pode dispensar, mas, não tem remuneração não)

f)        Nos dias que estiver comprovadamente realizando provas para vestibular para entidades de nível superior.

g)      Quando tiver de comparecer em juízo, para ser testemunha, justiça trabalhista, servir como jurado em tribuna de Júri

h)      Convocação pela Justiça Eleitoral

i)        Em caso de greve “legal”.

 

Além destas ainda existem algumas outras previstas em lei e outras fazem parte de acordos coletivos que beneficiam algumas categorias. O importante é antes que faltar entender que muitas vezes a falta pode até ser justificada, mas necessariamente implica que será remunerada.

 never jump so!

Anúncios

7 Respostas

  1. Suadações!
    Amigo Joselito,

    Muito bem colocado seus esclarecimentos sobre a possibilidade de faltar ao serviço sem deescontos…
    Excelente texto!
    Parabéns!
    LISON.

    • É só achar os atalhos …

  2. Interessante. Por aqui vale a pena casar. Todos podem fazer uma lua de mel de duas semanas sem perda do salário ou qualquer regalia (incentivo?).

    Também os dadores de sangue têm direito ao dia da doação. Eu sou dadora e dou sangue duas vezes por ano. Tenho sempre dois dias.

    Excelente informação.
    Abraços
    Luísa

    • Então ai vocês estão mais bem servidos … Rsrsrs

  3. Não costumo faltar no serviço, mais é bom saber o que pode e o que não pode..

    • É sempre bom esta bem informado.

  4. Oi,achei muito bem colocado estes motivos que nos fazem ter uma folga mais sem perder nosso suado dinheiro.E o mais importante é que todas as pessoas que faltam no trabalho acabam perdendo dinheiro sem saber que tem o direito de recebe-lo no caso de falecimento de parentes, ou até de um casamento.Mais o mais importante que agora nós já sabemos os nossos direitos.Muito Bom

    Ass:Lucas M.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: