Jornada de Trabalho do músico é de 5 horas diárias!


Bem, aparentemente ainda não é, mas tem um projeto pra ser. Entenderam? Bem, quando li a matéria e fui dar uma olhada na CLT, confesso que achei um tanto confuso, bem, talvez porque não sou do ramo. Algumas questões não ficaram tão claras, ou vejamos:

Tudo bem, algumas casas de espetáculos, teatros podem contratar músicos para os seus espetáculos, quando me referido a contrato, entendo um vinculo empregatício e desde que isso ocorra até acredito que deva ser estabelecido um horário de trabalho. Hoje, esse horário é definido na CLT como sendo de seis horas em teatros e congêneres, o horário excedente deverá ser pago com acréscimo de 25%. Em outro artigo estabelece que o horário do músico possa ser elevado até 8 horas diárias.

Quanto à jornada de 5 horas ainda na está definida em lei, e sim um projeto onde procura diminuir a jornada, inclusive que os horários de ensaio estejam inclusos neste período.

Como disse anteriormente, isso poderá ser aplicadas para músicos contratados, participantes de bandas, orquestras e que sejam profissionais, ou seja, devidamente registrado na Ordem.

Entretanto a grande pergunta que fica é a seguinte, e nos casos dos músicos profissionais, não contratados e que se apresentam em determinado local, casa de show, boate, deveriam também seguir estes horários?

Anúncios

12 Respostas

  1. Saudações!
    Que Post Fascinante!
    Amigo Joselito, confesso que também não sabia disso e me surpreendeu a carga horária.
    Gostei muto de seus esclarecimentos!
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

  2. Oi Joselito,realmente a lei trabalhista deixa a desejar….há muita coisa a ser melhorada e adaptada àrealdade atual…
    abs

  3. Sempre eu e meu irmão gostavámos de tocar a noite em barzinhos, e passavamos mais de 7 horas tocando.

  4. Bem interessante não sabia, mais acho poucas horas ou não?
    Abraços forte

  5. Com certeza não corresponde a realidade! Como vc disse pode até ser para músicos contratados de orquestra e tudo o mais, mas essa não é a realidade do nosso país. E os que tocam na noite, que ganham pelo que produzem? Embora normalmente o tempo de apresentação seja de 4 horas, mas durante o dia já ensaiaram, alguns deram aulas particulares de 45 min ou 1h cada, outros trabalham em estúdio… Isso é irreal! Eu por exemplo dos aulas particulares de violão popular, começo às 9h da manhã paro pro almoço de 12:00 às 14:00, volto à tarde, paro de novo de 17:00 às 18:00 e volto até às 22:00 hs. Ou seja: 10 h de aula por dia! Isso é bonitinho no papel, mas não condiz com a realidade!

  6. Quando eu tocava em banda passava de 5 horas, no carnaval era mais puxado, tocava na praia a semana toda, tocava 7 horas por noite.

  7. Também toco em bandas e já fiz bailes de formatura com 6 horas de duração, porém tem a passagem de som e montagem de palco.
    Acredito que de mais de 8 horas.

    Abraço!

  8. Informações bem legais.
    Bom post.
    Abraços

  9. Olá querdio amigo Joselito,

    Parabéns pelas informações.
    Essa é uma questão que, para comentar, ou emitir um parecer, teria que ler a lei ,e como disse a amiga Ana Lúcia Nicolau, a lei trabalhista está bem defasada, deixando, em muito, a desejar. Como ainda é um projeto, tem chão… pode ser dada outra redação ao artigo e mudar muita coisa, até a lei ser promulgada.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

  10. Sua interpretação é equivocada. A lei 3.857/60 já determina que a hora de trabalho normal do musico é de 5 horas podendo trabalhar ate 2 horas a mais, que serao pagas como extra.

    • Sei lá, mas eu não disse nada ao contrário.

  11. caros a jornada de trabalho do musico está definida na LEI No 3.857, DE 22 DE DEZEMBRO DE 1960 que Cria a Ordem dos Músicos do Brasil e Dispõe sobre a Regulamentação do Exercício da Profissão de Musico e não na CLT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: