Danos morais, até que ponto o direito converge com a razão?


Já estive de ambos os lados, e isto é apenas uma questão de momento, às vezes estamos com um pé de um lado e um pé do outro, somos devedores e cobradores, quase sempre.

Acontece, que às vezes, que já foi o meu caso, a situação era difícil, complicada, você consegue ver a situação deteriorar completamente, em parte por erros e culpa sua, em parte você culpa o governo, em outra você culpa Deus, sei lá, quase sempre o maior responsável é você mesmo. Afinal as decisões foram suas, os caminhos escolhidos que seguiram para o brejo foi uma opção sua. Então pronto. Quando isto acontece, mesmo não querendo, você passa a não pagar suas contas, é uma situação complicada e embaraçosa, principalmente quando não faz parte da sua conduta ser um “caloteiro”, então o simples fato de está devendo e não poder pagar, causa um constrangimento.

Felizmente, durante a fase mais difícil desta situação, nunca passei por um constrangimento maior, de uma cobrança fora dos padrões normais, ao algum tipo execração, ou seja, passei incólume (ou quase).

Contrariamente, quando era “próprio otário” de um comércio, após insistentes cobranças de alguns devedores contumazes, caloteiros assumidos, em um momento de “ato falho” resolvi colocar uma placa com os nomes dos devedores e a singela palavra “Wanted”. Claro, após algumas brigas e “bate-bocas” retirei o cartaz. Não fui acionado judicialmente, e nem tive que pagar indenizações morais, mas, às vezes é fácil diferenciar um “caloteiro” de um endividado ocasional, mas infelizmente a lei existe e não separa ninguém.

Para você não ter problemas, existem algumas soluções, evite comprar a prazo, não assuma dividas. É difícil, mas é uma salvaguarda. Digamos que eu tenha aprendido a lição, ou quase. 

 

VÍDEO DO DIA. ADRIAN GURVITZ – CLASSIC

Anúncios

7 Respostas

  1. Estou colocando fim num problema que tenho com operadora de TV a cabo! Há 3 anos me cobra sem eu ser cliente! Já ffui ao Procon se nada solicitar, apenas retirar o meu nome do cadastro deles. Disseram que sim e desculpas. Passados 3 meses tudo voltou ao que era antes. Enfim… agora estou procurando outros meios! Fazer o que?!!!

  2. naum assuma divida
    é isso ai vamo passa o calote kkkkkkkkkkk

    tu q disse ali kkkkkkkkkk

    bjim grande Jotabe =D

  3. Olá Joselito,

    Sabe que já passei pelos dois lados também… felizmente (para mim) consegui solucionar as minhas dívidas e hoje fico sempre naquele limiar, mas conseguindo aqui e ali equilibrando. Agora para cobrar meus devedores, tem alguns aque até agora nada de comparecer no guichê e nem dar desculpas esfarrapadas…

    Abraço

  4. Saudações!
    Amigo JOSELITO:
    Eu também já vivenciei os dois lados. Como nesse país temos que pagar a razão, tomei a seguinte decisão. Quebrei todos os cartões de crédito, não faço dívidas e só compro a vista foi a melhor coisa que fiz nos últimos anos.
    Parabéns por mais uma excelente matéria!
    Abraços fraternos,
    LISON.

  5. Grande e querido JB!
    Bem, aqui em casa estamos administrando com muito “juízo” essas questões. Também já estivemos dos dois lados e procuramos agir com a sensatez que cada situação pede, porém, conseguimos identificar facilmente os devedores ocasionais daqueles que agem por má fé e, neste caso, aplicar a lei é a única forma que ainda temos para que os direitos e deveres sejam lembrados. Se bem que, em alguns casos…rsrsrs…dá vontade de usar os métodos menos convencionais…rsrs
    Grande beijo,
    Jackie

  6. […] * Publicado no JOTABE BLOG […]

  7. Não gosto de cobranças, de qualquer ordem.
    Já tive um pequeno comérico e sei bem o que são faturas e compromissos, porisso mesmo passei o ponto, antes que virasse uma bola de neve.

    Penso como você: nada de prestações. Melhor poupar e esperar para negociar à vista.

    Abraços,
    Yolanda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: