Exames admissionais


Usos e abusos. O Exame médico admissional, assim como os exames periódicos, os demissionais e até os de retorno ao trabalho é uma exigência legal, não se trata de “invenção” do empregador. Claro, o exame médico quando realizado dentro de critérios técnicos e direcionado para o tipo de atividade que o funcionário irá exercer na empresa, se torna um instrumento de seleção. Ou vejamos. Um candidato à vaga de operador de tele marketing, necessariamente deverá estar com uma boa audição para exercer o cargo, assim como um motorista precisa enxergar bem, ou outro profissional que é necessário uma boa capacidade física. E não pode ser entendido como discriminação, trata-se de um quesito para exercer determinada função.

Entretanto, nem tudo são flores, e maus empresários se utilizam de exame médicos para discriminar. Assim, por lei é proibido à realização de exame de gravidez, ou teste de AIDS. O exame médico é instrumento que vem beneficiar o funcionário e ao próprio empregador, porque pode o empregado já ter uma doença pré-existente antes de começar na empresa, e o exame médico ira identificar o problema, evitando que futuramente o empregado venha alegar que adquiriu o problema na empresa, trazendo conseqüências desastrosas. Existem bons funcionários e maus funcionários, assim como bons e maus patrões.

Dentro dos exames médicos de rotinas, quando bem realizados, pode até vir descobrir um problema que o próprio candidato desconhecia. Talvez pela sua intensidade pudesse vir a prejudicar e causar um mal maior caso não haja o tratamento, assim, o candidato pode sim ser reprovado, ou aprovado com ressalvas para não exercer determinado tipo de atividade ou trabalhar sob algum tipo de condição. Nestes casos temos alguns tipos de alergia a um determinado produto que não permitiria o trabalho do portador desta alergia e assim por diante.

Infelizmente excetuando as grandes empresas que levam a sério este aspecto do relacionamento de trabalho, a maioria das pequenas empresas terceiriza esta atividade a outras que prestam a chamada medicina do trabalho, onde nem todas são sérias e competentes e acabam não realizando o trabalho de forma eficiente. São apenas de fachada, onde emite por vezes o atestado por telefone, isto as vezes em conivência com os empregadores, onde a idéia é apenas ficar dentro da “lei”, com os documentos em ordem.

Qualificação, experiência, são requisitos básicos para quem busca uma vaga no concorrido mercado de trabalho, entretanto não pode e não deve se descuidar da saúde tem de estar nos “cascos”.

VÍDEO DO DIA. CUTTING CREW – (I JUST) DIED IN YOUR ARMS

ELIZA DUSHKU

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

4 Respostas

  1. Médias e pequenas empresas, esses exames são mesmo : “língua pra fora, sente alguma dor? Tem algum parente louco?” E olhe lá.

    No meu caso, por relaxo desses exames, só após 30 anos ralando que fui descobrir ser alérgico: ao trabalho. Mas aí já era tarde demais. Sou todo torto por causa disso!

    Agora, as duas candidatas ai em cima, se tem algum problema… só muuuuuuuuito oculto. Aprovadas só de bater os olhos.

    Abraços

    • Eu aprovaria sem ressalvas.

  2. Tenho a impressão que há muita “quid pro quo ” a cerca dessa questão saúde x emprego.
    Eu considero as informações de saúde um assunto altamente sensível acho que deveria sim , ser imperativo o exame médico admissional – a sério ! Feito por médicos que tenham boa qualificação técnica, tudo ali ó, bonitinho . Não só para proteger o Empregado mas também o Empregador , claro! Acima de tudo o Atestado de Capacitação Técnica , deve (ou deveria !) ser visto como uma forma de preservar a saúde e não uma forma de eliminação. Bem
    …., corrija-me se estiver a pensar mal , a verdade é que as leis que protegem pessoas muitas vezes também podem “segregar” ,eu acho …

    • É isso mesmo …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: