Um brasileiro que viveu na quase hiperinflação


Não vou dizer que sou apolítico, assim como não posso dizer que sou ateu. Entretanto sou obrigado a conviver diariamente entre o céu e o inferno, literalmente ou não. Também não tenho nenhuma simpatia pelo Partido Político denominado de PT (Partido dos Trabalhadores) como se isso fosse uma verdade inequívoca, assim como não sou simpatizante de nenhuma outra sigla, pois no fundo não passam disso. Apenas acredito que a alternância no poder é mais benéfica ao País do que simplesmente uma continuidade indefinida, inclusive de rumos.

Não vou negar que tanto o governo anterior do PSDB teve suas contribuições positivas assim como o PT no governo Lula teve seus lampejos de audácia e teve seus acertos criando benefícios, mas, sempre tem um mas, o poder pagou o seu preço e na ânsia da manutenção do maior pedaço do bolo resolveu fermentar ainda mais não se contendo com a fatia que lhe era de “direito”.

O atual poder tem a consciência que é preciso fazer alguma coisa de muita urgência, mas tem ainda mais consciência que o que precisa fazer é traumático e impopular e pode causar a perca da reeleição e assim irá empurrar até novembro com medidas paliativas e até lá é rezar para que ainda de para fazer alguma coisa.

A nossa inflação anualizada pelo índice oficial esta em mais de 6,5% e todos sabemos que só está neste nível por causa do controle de preços na energia, principalmente os combustíveis. O nosso PIB, os mais otimistas já falam em menos de 1%. A expansão via consumo terminou não há mais para onde ir. Nossas reservas em dólar estão baixando a níveis impensáveis alguns anos atrás. E ontem o Banco Central resolveu expandir o meio circulante com a liberação de parte dos empréstimos compulsórios dos bancos acreditando num maior consumo. Um espirro que se de na Europa ou Estados Unidos e caminharemos para os anos 80. Como brasileiro que passei por isso só tenho uma coisa a dizer, não desejo isso para ninguém.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: